terça-feira, 14 de outubro de 2014

O INÍCIO DO FIM

Diana, eu e o Alexandre, no Camping
Então tá... Cartão funcionando, algum dinheiro cambiado e é hora de juntar as coisas e começar o trajeto de volta! Tomamos café com o Alexandre no camping, fomos a cidade encher o tanque, almoçar e sair. Comemos uma "cassuela de pollo" e um "pastel de choclo". A casuela muito saborosa, o pastel (que do que conhecemos como pastel não tem nada), nem tanto... O atendimento demorado nos agoniou um pouco, pois tinhamos que estar na fronteira até as 18h.
Depois do rango, partimos, novamente subindo os Andes, só que agora mais preocupados e precavidos contra o soroche! Chazinho de coca na garrafa termica e umas folhinhas separadas para mascar, caso a situaçao apertasse! Com a freebie bem pesada o subidao dos Andes foi dificil, feito basicamente em segunda marcha (no manual) e forçando bem o giro... Tão forçado que com a altitude ela acabou fervendo! O.o


O Deserto, a neve e a Laguna
Paramos um pouco para a temp normalizar, o que não demorou muito devido ao frio e vento que faziam... Seguimos, mas mais alertas, mais devagar e com a certeza de que teriamos que parar para completar a agua em Paso de Jama, o que certamente nos custaria ainda mais tempo!
Durante a subida aproveitamos as lindissimas paisagens que os Andes nos proporcionaram, absolutamente distintas das que haviamos visto há uma semana atras quando cruzamos por ali! Neve, Lagunas, deserto... Tudo misturado em uma mesma visão impressionante e hipnotizante!


Atravessando os Andes
Chegamos ao Paso de Jama por volta das 17:30, bem em cima da hora limite, fizemos os tramites e fomos ao YPF esperar o carro esfriar para verificar a agua e prosseguir.
Pelas 19:30 o carro esfriou, completamos o sistema e voltamos pra estrada. Mais uma vez passamos pelo Gran Salar no escuro... Nao foi dessa vez que o admiramos. Descemos os Andes quando a noite já havia caído! Outra experiencia unica, com uma injeçao extra de adrenalina!


Neve All around!!!!
Quando chegamos a Salta, lá pelas 1:30 am o rapaz da recepçao do hotel disse que estava sem vaga, o maior problema possivel para nós! Começou entao a busca por um outro hotel! Até o recepcionista estava ajudando... Ligava para outros hoteis, perguntava sobre vagas e nos dava dicas... Apesar do cansaço imenso, demos boas risadas e mais uma vez fomos brindados com a simpatia dos salteños!
Por fim ele nos ofereceu um cantinho para estacionar, mas com a necessidade de tirar  o carro cedo, pois a Freebie ficaria bloqueando o portão da garagem! Aceitamos porque eu já não aguentava mais de cansaço e precisava de uma cama para esticar as costas...


O dia seguinte seria de encarar mais uma vez a Rua 16, 70km de buracos e cabrinhas atravessando o caminho!



4 comentários:

  1. Que foto linda essa primeira heim!
    Li uma dica ontem pra esfriar o carro, abre as janelas e coloca o ar quente no máximo. Esse ar vem do motor e permuta mais rápido. Abçs e boa viajem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante isso, cabelo! segundo "mole" com o arrefecimento na viagem, mas por sorte deu td certo! =)

      Excluir