quarta-feira, 25 de março de 2015

INDO PARA O JALAPÃO PELA CHAPADA DOS VEADEIROS

Como ir da Chapada dos Veadeiros ao Jalapão? Essa foi uma de nossas grandes duvidas nessa viagem... Encontramos poucas infos e a maioria espalhada entre um blog e outro... Juntamos tudo e seguimos viagem rumo ao sonhado deserto tocantinense, que nos reservaria varias surpresas que começaram antes mesmo de chegarmos ao Tocantins!

Saindo de Cavalcante (que foi nosso caso), andamos cerca de 30km até Valparaiso de Goias e de lá rumamos a Campos Belos, ultima cidade goiana ate a fronteira com o TO. Saindo de Alto Paraiso a viagem cresce mais 30km. As estradas goianas nessa regiao estão excelentes! Boa pavimentaçao, boa drenagem e bem sinalizadas, diferente do que haviamos lido em comentarios de outros sites de pessoas que passaram por ali há alguns anos atras.

Chegamos em Campos Belos por Volta das três da tarde e como a hora do almoço já havia passado tivemos dificuldade de encontrar album lugar para comer aberto. Para nossa felicidade achamos o "Restaurante da Cuta", que fica pertinho do posto Ale na rua principal da cidade. Ali encontramos uma das melhores refeiçoes da viagem alem de um papo gostoso com a Dona Eva (uma das proprietarias) e atendimento VIP!

Em Campos Belos a estrada permite duas opçoes de trajeto Para seguir viagem.

- o primeiro, passando por Taguatinga, que leva até Dianopolis, cidade que dá o acesso mais proximo a Mateiros que fica no "coração" do jalapão.

- O outro, passando por  Arraias e Natividade, chega até Ponte Alta, que é o lugar com o maior numero de atrativos do Japalão e principal ponto de acesso Para quem vem de Palmas e adjacencias.

Optamos pelo caminho de Taguatinga, seguindo pela TO-110, que nos dava a possibilidade de conhecer o Rio Azuis, menor rio em extensão no Brasil e ainda com a opçao de chegar no Jalapão por Mateiros, que era mais conveniente para nossa logistica.

Até Dianopolis as estradas sao bem ruins... Muitos buracos enormes e bem profundos... E ainda demos o azar de pegar uma tempestade furiosa na Estrada... Tudo isso contribuiu pra reduçao drástica de velocidade e consequente aumento do tempo de viagem, o que nos forçou a dormir em "Diana's City" e seguir no dia seguinte!

Acordamos bem cedo e fomos rumo a "estada da garganta", uma rodovia que começa há uns 4km da entrada de Dianopolis e 200m antes de um posto vermelhinho de bandeira branca. De lá, 60km de asfalto ruinzinho e Depois mais 160km em Estrada de barro e area, cruzando uma infinidade de plantaçoes de milho e soja.

Para não se perder a grande dica é manter-se sempre na pista principal. Somente em dois momentos gerou-nos duvida, mas instintivamente mantivemos a esquerda e deu certo! Findas as fazendas caimos em um arreal ja no meio do cerrado...

Ali anda-se quase 80km (a impressao que tivemos é que estavamos perdidos... Chegamos a entrar numa fazenda e pedir informaçao, mas realmente p caminho era aquele!) até chegar a "pedra da baliza", que divide os estados do Tocantins, Bahia e Piauí. Nesse ponto é só seguir a seta para Tocantins e pouco mais de 30km e chegamos em Mateiros.

Esse caminho é uma bela introduçao do que é o Jalapão! Barro e areia fofa cercados de vegetacao do cerrado por todos os lados e centenas de kilometros sem cruzar com ninguem!

Fundamental estar de tanque cheio e com a manutençao em dia, mas vale cada km percorrido!



Nenhum comentário:

Postar um comentário